segunda-feira, 27 de junho de 2011

As cinco linguagens do amor-Diálogo de qualidade

 Tempo de qualidade... Diálogo de qualidade

E a linguagem tempo de qualidade, não se resume apenas a estar junto, afinal, quando estamos com alguém, conversamos!
Homens tem o velho problema de não ter assunto com as mulheres, porque a única coisa que sabem falar é de futebol e mulher , e definitivamente não são coisas que mulheres gostam de conversar.
Sabemos que a grande maioria dos homens não são bons ouvintes e a grande maioria das mulheres são boas “faladeiras” .
Sinceramente, as mulheres legais e “pra casar”, gostam de homens inteligentes, que dêem valor à elas e que saibam dosar as coisas.
Mulheres interessam-se por assuntos cotidianos e gostam de falar sobre qualquer coisa que acontece em seu dia, mesmo porque são curiosas.Os homens devem aprender a ouví-las e também a falar sobre o que acontece com eles, pois elas gostam de saber e sentem-se importantes quando de alguma forma podem ajudar o companheiro.
O tempo de qualidade exige um diálogo de qualidade, onde compartilham-se  experiências, pensamentos, emoções e desejos.
Os dois devem saber  expressar aquilo que está dentro deles, e se conhecerão ainda mais quando aprenderem a perceber em suas falas o que  é importante.
Deve haver disposição em se expor, pois isso gera intimidade, e num relacionamento é importante que um conheça o outro profundamente.
Saber ouvir é um dom, e se você não possui, deve começar a aprender escutar .
Muitos acham que ouvir é um processo passivo, de ficar em silêncio enquanto o outro fala. Podemos nos considerar bons ouvintes, mas o que fazemos é ouvir seletivamente, fazendo julgamentos sobre o que está sendo dito e pensando em maneiras de terminar a conversa e direcionar para algo mais prazeroso pra nós.
Saber escutar é um processo. Primeiramente deve-se ouvir,depois perceber o problema e  por fim aconselhar quando preciso, sem ser arrogante (como se fosse o dono da verdade e seu conselho é o único que funciona).
Se você não é bom em conselhos é melhor só escutar mesmo rs. Não caia no erro de ouvir o problema e tentar formular uma solução,pois a pessoa que fala deseja solidariedade em ouvir com a intenção de que você entenda o que é importante pra ela.
Ouvir ativamente exige sacrifício, doação de nós mesmos para bloquear nosso ruído interno e entrar no mundo do outro.
Dicas importantes:
- Sempre olhe nos olhos quando estiver falando, pois os seus sentimentos são expressos também através do olhar e o outro sente-se acolhido;
- Não faça outras coisas enquanto ouve, dedique atenção total à pessoa;
- Escute  o sentimento que ela passa ao falar. Enquanto a pessoa fala, identifique suas emoções e coloque- se em seu lugar para que possa ajudar da melhor maneira.
- Observe a linguagem corporal, se a pessoa gesticula muito, olhar vago, tristeza, nervosismo...
- Recuse interrupções
Personalidades
Não podemos deixar de levar em conta a personalidade de cada um.
Algumas pessoas tem dificuldade em se abrir e contar o que se passa com ela, outras tem essa abertura como uma necessidade.
O autor descreve dois tipos de personalidades no livro:
Mar morto: é uma pessoa extremamente observadora. Tudo o que acontece ao seu redor é percebido e ela adquire muitas experiências, emoções e pensamentos ao longo do dia.É a pessoa que recebe, mas não retribui.Prefere observar e sente-se bem em não falar sobre o que sente.
Corredeiras: é a pessoa que observa e rapidamente forma uma opinião sobre o que vê e ouve. Gosta de comentar e conversar sobre diversos assuntos e não deixa a conversa “morrer”.
Certamente você se encaixou em alguma dessas personalidades, em maior ou menos grau, cada um de nós cabemos nelas.
Alguém já disse que as características opostas se atraem e em um relacionamento é importante ter o equilíbrio entre o  falar e ouvir.
Esteja atento à necessidade do seu companheiro. Algumas vezes ele simplesmente quer descarregar algo que está incomodando lá dentro, outras vezes quer só ouvir o que acontece com você.
Equilíbrio e sensibilidade são as palavras chave para um diálogo de qualidade.

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