sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Como Lidar com a Cozinha?


O que você deve saber pra se dar bem na cozinha

A cozinha é um local onde diz a lenda "ser lugar de mulher".
Sabemos que realmente a mulher domina a arte, e que os homens costumam dar um certo prejuízo no local.
Mas nunca é tarde pra aprender algumas coisas básicas, que todo homem deve saber pra não fazer feio e surpreender uma mulher.

O método da observação

Para aprender a se virar na cozinha, nada melhor do que observar a mulher que domina a cozinha da sua casa. Mãe, tia, avó,esposa,empregada, irmã, enfim... Se passar um tempinho vendo elas fazerem alguma coisa vai tirar dali muitas lições preciosas.


Organização

Quando chegar do supermercado com as compras você deva guardar tudo em seu devido lugar. Lembrando que as sacolas pesadas SEMPRE o homem deve carregar (seja cavalheiro em cada detalhe...).

No armário guarde os produtos não perecíveis (aqueles que não precisam de refrigeração.(É...aquele peixe vai pra geladeira sim!). Arrume caixas, latas, pacotes, deixando tudo organizado, não amontoe as coisas.

Faça o mesmo com a geladeira, mas lá você deve guardar produtos congelados, carnes, ovos, algumas verduras e legumes. Se você observar bem, verá que as coisas tem lugares específicos lá dentro, qualquer dúvida siga as figuras.
Importante lembrar que o gelo não brota dentro da geladeira, você deve encher a forma de água sempre que tiver vazia ou assim que utilizar. É frustrante procurar gelo num dia de calor e não encontrar.


Fazendo a comida

Essa tarefa exige um pouco mais de habilidade, mas nada que você não possa aprender.
Cozinhar é praticamente uma terapia, então você precisa de algum tempo pra executar essa tarefa.
Como já dissemos, comece observando atentamente quem cozinha na sua casa.
Se tiver um tempo livre, você pode assistir programas de culinária e aprender um pouquinho com a Ana Maria ou a Palmirinha (claro que voce fará isso na sua casa, sozinho. Seus amigos não vão saber e você também não vai nem sonhar em comentar sobre a receita nova que aprendeu. Nenhuma mulher precisa saber onde você aprendeu também, então guarde isso pra você.)
Leia sempre as instruções das embalagens, isso vai evitar que você queime alguma coisa.
Ter um livro de receitas básicas em mãos também vai colaborar bastante para que você se vire legal na cozinha.
Saber fritar um ovo e fazer um miojo já é alguma coisa,mais se nem nessa parte você manja ai tá mal hein?!
Na internet existem vários sites que ajudam você a preparar algo entre massas, arroz e até fritar um ovo, mas também não escolha uma coisa complicada no início, com três tipos de molhos e por aí vai. Comece com um prato simples, mas comece já ! É do pouco que lá para frente se tem o muito e lembrando que tudo que você usar vai precisar ser lavado depois. Não adianta só fazer e deixar o resto para sua esposa, mãe, vó etc..Faça o serviço completo!


Limpeza

A cozinha deve ser um ambiente sempre limpo e impecável, e sentimos informar a vocês, caros amigos homens, que ela não é autolimpante, alguém tem que limpar.
Saber limpar algumas coisas é extremamente importante para um homem que quer agradar a sua mulher e ajudá-la.

*louça: Retire os restos de comida e jogue no LIXO (nunca dentro da pia). Lave uma peça de cada vez para evitar acidentes. Coloque detergente numa esponja e inicie o trabalho.Comece pelas peças com menos gordura, como copos e talheres, e depois os pratos e panelas. Dependendo do nível de sujeira as panelas devem ser lavadas com esponja de aço, sabão e muita força! Homens costumam se dar muito bem nessa tarefa,e as mulheres adoram quando eles se dispõe a fazê-la.

Microondas
O microondas é algo que os homens adoram utilizar, é Fácil de usar, só apertar alguns botões e pronto! Lembre-se que os utensílios para microondas são específicos, não coloque qualquer coisa lá dentro, tipo metais e plásticos finos.
E não esqueçam que toda essa facilidade precisa de limpeza também.
Se você lembrar de colocar alimentos tampados lá dentro já vai facilitar em 90% a sua vida.

Vidros
Os vidros também não são auto-limpantes
O vento não deixa eles brilhando, é você que deixa ele em perfeito estado de limpeza. Não é difícil como parece limpar os vidros, mas para isso você tem que usar os produtos adequados para limpá-los, não é jogando qualquer coisa e passando um paninho que vai resolver , aliás vai piorar a situação.Utensílios necessários são: Uma buxa (NÃO pegue a de lavar a louça! separe uma só para os vidros), Balde ( coloque nele um pouco de detergente), Panos e Vidrex (Tome cuidado para não deixar ele embaçado e com Manchas!!).

Chão
O chão limpo e mais que necessário e preciso, pois nele se encontra milhões de bactérias e você não gosta de viver na sujeira certo?
Pois bem, comece a varrer com calma para não jogar a sujeira para todos os lados, depois junte o lixo e pegue com uma pá. E não acabou ainda... pegue um balde coloque água e um produto específico que é diluído em água. Coloque o pano de chão dentro dele , torça bem torcido para que você ao invés de passar o pano na casa dê um banho nela. Depois que o torceu, coloque no rodo e comece a passar na casa com movimentos leves, como se você estivesse puxando algo e se a água já estiver suja quando for limpar os outros cômodos, jogue ela fora e coloque outra limpa e faça aquele processo de novo. Por fim guarde o balde no seu devido lugar e lave o pano que usou para limpar o chão com sabão e esfregue, depois coloque no varal para secar.

Fogão
Fogão também precisa ser limpo!
E horrível cozinhar em um fogão cheio de respingos de óleo e cheio de gordura em toda parte.
Pois bem, retire as bocas do fogão (Aquelas peças por onde sai o fogo). Se elas estiverem muito sujas coloque de molho com sapólio (Sapólio você encontra no mercado em pó ou líquido) e retire as grades do fogão.
Pegue a esponja de aço, coloque sabão ou detergente o de sua preferência, e passe no fogão, esfregando, senão de nada adianta (NÃO esqueça de limpar o vidro e dos lados também ). Lave um pano próprio para limpeza do fogão ( pode ser aqueles descartáveis que você compra no mercado) e passe no fogão até tirar o detergente ou sabão dele ,lembrando que se você passou muito você terá que lavar o pano algumas vezes a mais.
Retire do molho as bocas e passe a esponja de aço em toda parte até retirar toda mancha e sujeira, lave-as, e logo após lave as grades fazendo o mesmo que você fez com as bocas do fogão. Depois que passou o pano úmido no fogão pegue um pano seco e passe nele. Depois de seco ,seque as peças do fogão bem secas! senão quando for ligar não vai funcionar pois não estarão corretamente secas.



Após toda essa limpeza, lembre-se de colocar os panos sujos para lavar. Os produtos utilizados para a limpeza devem ser colocados em locais específicos (que provavelmente não é o armário da cozinha e nem a geladeira! )

Não desanime, nada é tão difícil quanto parece.Com um pouco de treino logo você estará expert na cozinha e pronto pra ajudar a mulher da sua vida e torná-la mais feliz!
E logo você vai estar ProntoPraCasar e agradar..




2 comentários:

  1. Hahaha Realmente essas dicas são indispensáveis pra quem vai casar... as meninas tem q aprender tb! kkk

    ResponderExcluir
  2. Hehe eu manjo mas não vou casar agr rsrsrs o importante e não morrer de fome e nem fazer feio com as minas kk

    ResponderExcluir

Achou essa dica util?